O Vanguard, sistema anticheat do VALORANT, recebeu uma série de melhorias para combater trapaceiros de forma mais eficiente. Desde o lançamento do jogo há quatro anos, mais de 3,6 milhões de contas foram banidas por trapaça, o equivalente a um banimento a cada 37 segundos. Esse número impressionante demonstra o compromisso da Riot Games em manter a integridade competitiva do seu popular jogo de tiro tático.
- Sentinels renova com zekken
- Sunset passará por mudanças em atualização 9.08
- Jogador ganha troféu da Riot por chegar ao radiante no VALORANT para console
Jose “the3” Chavez, engenheiro de dados da equipe de anticheat do Vanguard, compartilhou insights sobre as recentes atualizações e estratégias implementadas. Uma das novidades mais significativas são as “Restrições do Vanguard”, que exigem que jogadores sob suspeita ativem funcionalidades de segurança adicionais do Windows.
Essas restrições incluem a atualização para a versão mais recente do sistema operacional e o uso de recursos como TPM/Inicialização Segura. A equipe também está considerando forçar o uso de tecnologias mais avançadas, como Segurança Baseada em Virtualização (VBS) e Integridade de Código Protegida por Hypervisor (HVCI), para fortalecer ainda mais a proteção contra trapaceiros.
Chavez explicou que uma preocupação crescente da equipe é o combate a uma forma mais recente de trapaça que utiliza ferramentas de Acesso Direto à Memória (DMA). Para lidar com isso, estão sendo estudadas restrições que forçarão o uso da Unidade de Gerenciamento de Memória de Entrada-Saída (IOMMU), uma tecnologia já utilizada em consoles para proteger a memória dos jogos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do VALORANT? Então, siga o VALORANT Zone nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Threads e Bluesky.
Recuperar RR após jogador ser banido
O engenheiro também abordou a estratégia de não banir trapaceiros imediatamente após a detecção. Embora possa parecer contraproducente, essa tática visa dificultar o trabalho dos desenvolvedores de trapaças, impedindo que eles realizem testes rápidos para identificar os métodos de detecção do Vanguard.
Para compensar os jogadores que possam ter sido prejudicados por trapaceiros antes do banimento, a Riot está desenvolvendo uma funcionalidade chamada “Recuperação de Ranqueada”. Essa ferramenta permitirá reverter a CR (Classificação Ranqueada) perdida em partidas contra trapaceiros confirmados, garantindo que os jogadores honestos não sejam injustamente penalizados.
Perdeu alguma edição do Spike Plant ou quer apenas rever? Acesse nosso canal no YouTube ou confira a edição no Spotify!
Console também recebe melhorias
O VALORANT para console também recebeu atenção especial do time anticheat. O foco principal foi combater o uso de mouse e teclado, que oferecem vantagens injustas sobre jogadores que utilizam controles. Dispositivos de spoofing de entrada foram identificados como o principal desafio nesse cenário, e a equipe desenvolveu métodos de detecção específicos para esse tipo de trapaça.
Chavez revelou que, durante o beta fechado do VALORANT para console em junho, a equipe conseguiu implementar detecções eficazes desde o primeiro dia. O número de ações tomadas contra trapaceiros no console tem aumentado consistentemente, especialmente com a expansão do jogo para novas regiões e o lançamento do beta aberto.
A Riot Games reforça a importância da segurança das contas dos jogadores como parte fundamental da luta contra as trapaças. Aproximadamente 4% dos banimentos por trapaça no VALORANT acabam sendo revertidos por se tratar de contas comprometidas. Para prevenir isso, recomenda-se fortemente a atualização de senhas e a ativação da autenticação de dois fatores.
Chavez concluiu enfatizando que a batalha contra os trapaceiros é contínua e em constante evolução. A equipe do Vanguard está comprometida em se adaptar e desenvolver novas estratégias para manter o VALORANT um ambiente de jogo justo e divertido para todos os jogadores, seja no PC ou no console.