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Para v1xen, patch 4.04 será favorável para Keyd por dar mais liberdade a heat

Após o jogo entre FURIA e Vivo Keyd, conversamos com os representantes das duas equipes

Foi disputada a última rodada da fase de grupos da 1ª etapa do VALORANT Challengers Brasil 2022 (VCB), neste domingo (14). Vivo Keyd e FURIA protagonizaram uma das séries mais equilibradas e emocionantes de toda a primeira fase da competição, com os Guerreiros levando a melhor sobre os Panteras por 2 a 1.

Após a partida, o VALORANT Zone conversou com Carlos “carlão” Mohn, coach da FURIA, e com Gabriel “v1xen” Martins, jogador da Vivo Keyd. Ambos repercutiram sobre a partida, fase de grupos em geral e também comentaram um pouco sobre os playoffs, que já tem todas as equipes definidas.

Na partida desse domingo, a FURIA jogou com algumas composições diferentes, que a comunidade não estava acostumada a ver nas mãos dos Panteras. Perguntado se a equipe estava fazendo algum teste para a próxima fase, Carlão negou e disse o motivo para tais escolhas.

“Eu não colocaria como teste. A gente tem algumas ideias de composição e era basicamente esse mindset que a gente gostaria de usar também nos playoffs. Algumas coisas têm que ser corrigidas, talvez a gente mude alguma composição. Mas nossa intenção (pra esse jogo) não era de teste”.

A FURIA finalizou a fase de grupos com duas vitórias e duas derrotas. Na opinião do treinador, para o desempenho da equipe ser melhor nos playoffs, além das composições, “a gente precisa ajeitar pequenos detalhes. Eu acho que, principalmente, comunicação. Em alguns momentos mais importantes, a gente precisa também ter mais tranquilidade para alinhar as ideias. Então acho que é mais essa linha, de a gente conseguir melhorar algumas micro falhas que a gente tem durante a partida que custa bastante”.

Por fim, Carlão comentou sobre os adversários dos playoffs. Para o treinador, nenhum adversário será mais fácil que o outro. “Contra todo mundo que foi para os playoffs, com certeza vai ser um jogo difícil. São os melhores do grupo A, com os melhores do grupo B, se enfrentando pra ver que vai sair campeão. Nós vamos entrar pra jogar contra todos na nossa melhor performance possível”.

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Mesmo com a vitória sobre a FURIA, foi possível observar a Vivo Keyd cometendo alguns erros já vistos antes na fase de grupos do VCB. Um dos problemas encontrado pela equipe é a vantagem em mãos no placar, desperdiçada em algumas ocasiões. Perguntado se o jogador acredita que esse é um dos pontos a se melhorar, v1xen não hesitou em dizer que “sim”.

“Com toda certeza é um ponto que precisa ser melhorado. Acho que é o terceiro ou o quarto jogo que a gente está tendo esse problema de finalizar. A gente começa com uma vantagem elástica, mas pra finalizar a gente acaba tendo bastante dificuldade. Eu não sei se entra o quesito afobação. Eu acho que esse jogo foi um problema diferente. Acho que foi mais adaptação. Na Ascent, por exemplo, a gente teve dificuldade de se adaptar à composição dos caras. Claro que teve alguns rounds que teve afobação, mas acho que é mais questão de adaptação e leitura de jogo”.

Contra a NIP e contra a INGAMING, a Keyd encontrou problemas para se adaptar ao estilo de jogo agressivo de ambas as equipes, o que custou vários rounds e, consequentemente, a perda de mapas. Nesse domingo, contra a FURIA, a equipe voltou a ter dificuldades para entender o que o outro time estava fazendo. Os Panteras, jogando de uma forma mais lenta na Icebox, conseguiram bagunçar a defesa da Keyd, forçando rotações que deixavam algum dos spikesites livres. Gabriel também comentou sobre esse problema de leitura do estilo de jogo dos times adversários.

“Obviamente que nossa leitura de jogo é um problema. Na realidade, a gente conseguia fazer algumas leituras certas, mas no final a gente não conseguia adaptar o round com a leitura que a gente tem. A gente acabou tendo um problema nesse quesito. Acho que é mais conversar, a gente precisa conversar um pouco mais com as pontas (se referindo aos jogadores que jogam nas pontas dos mapas). Nós vamos rever as vods e analisar tudo isso”.

Por fim, v1xen comentou sobre as mudanças que a atualização 4.04 trouxe para o VALORANT. O jogador disse que Olavo “heat” Marcelo, duelista da equipe, vai ter mais liberdade pra fazer o estilo de jogo que gosta. “Acho que vai ser favorável pra gente porque a gente coloca o heat pra ir na frente e o que mais incomodava a gente era um puxãozinho, um stunzinho, uma smoke (habilidades da agente Astra). Acho que vai dar uma aliviada pra gente jogar mais e poder fazer mais rush, um jeito agressivo que a gente gosta”.

Diferente da partida contra a INGAMING na Icebox do último fim de semana, dessa vez a Vivo Keyd optou por jogar o mapa com o agente Chamber no lugar da Killjoy. Perguntado se o agente trazia mais segurança para a equipe, Gabriel disse que “sim. Eu não tenho muito o que falar dessa pergunta, mas acredito que o Chamber é a melhor opção”.

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