Por trás da comunicação nos canais oficiais da Gamers Club, Viviane Brito é uma das mulheres que ajuda a alavancar o cenário do FPS da Riot Games no Brasil. Fora dos holofotes, Viviane faz parte do núcleo de Communications & Public Affair da plataforma líder. Em entrevista ao VALORANT Zone, Viviane contou um pouco sobre sua história, os desafios que já passou durante a carreira, como chegou nos esports e mais.
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Desde o lançamento do VALORANT, a plataforma líder instá inserida no FPS da Riot já que é parceira da desenvolvedora. Além de organizar torneios, tanto para o misto como para o feminino, como as etapas classificatórias para o Game Changers Series Brasil, também lidera outros projetos como o Sit & Go.
Início de tudo
A história de Viviane com os esports começou anos atrás, quando ainda era adolescente e o Counter-Strike 1.6 vivia o auge. Agora na Gamers Club, Viviane tentou competir no FPS da Valve, mas os planos não deram certo.
“Por morar fora de São Paulo acabei desistindo da carreira e decidi estudar Publicidade e Design de Moda. Fui publicitária por muitos anos e estava trabalhando como Assessora Especial do Governador de Mato Grosso Mauro Mendes quando decidi voltar para os esports, dessa vez atuando com comunicação.”
Em um cenário totalmente diferente, a publicitária comentou que sempre soube que um dia iria voltar a trabalhar com esports. Foram mais de 10 anos até retornar para um cenário no qual havia mudado por completo, principalmente com a chegada de novos jogos e modalidades.
“Após um hiato de mais de 10 anos ver como tudo evoluiu me deixou deslumbrada e eu sabia que deveria voltar. Precisei de bastante planejamento para que a migração fosse o menos impactante possível, mas optei por começar pequeno, com freelas e outros trabalhos pontuais para eu me situar e saber exatamente onde eu gostaria de atuar.”
Esports e Gamers Club
Agora trabalhando na Gamers Club, Viviane faz parte do Communications & Public Affair da Gamers Club, junto de Rafaela Arnoldi. As comunidades de VALORANT e Fortnite são os focos da publicitária, além do apoio para a comunicação global da plataforma.
“Trabalhamos a comunicação nos canais oficiais da Gamers Club, desde campanhas, publicações, releases e até mesmo junto dos influencers que trabalham com a gente em diversos projetos como as iniciativas femininas e para a comunidade LGBTQIA+.”
Mesmo trabalhando com o que sempre desejou, o caminho não foi fácil. Não só os esports, mas a comunicação digital também é uma área recente, que está em ascensão. Para estudar e compreender como a profissão funcionava, Viviane enfrentou grandes desafios.
“Apesar de não parecer muito tempo, 10 anos atrás não tínhamos um direcionamento claro do que seria a nossa profissão. Tive que absorver coisas de muitas áreas como psicologia, administração, marketing, filosofia e sociologia para me nortear. Hoje já vemos diversos cursos especializados na área que auxiliam muito quem quer iniciar a carreira em digital.”
Atualmente Social Media de esports e da Gamers Club no VALORANT, a publicitária revelou qual é a parte que mais gosta no trabalho. “Eu sou fascinada em criar fluxos e estratégias de comunicação. O digital é um medium muito flexível e com uma riqueza enorme de dados. Trabalhar com digital em esports é ainda melhor, pois se trata de um produto nativamente digital, o que aumenta ainda mais o leque de possibilidades para desenvolver campanhas e ações muito interessantes para a comunidade e que traz retorno objetivo para a empresa e anunciantes.”
Os esports como um todo gera diversas emoções, desafios, conquistas e prazeres para cada um que trabalha para o crescimento uniforme da cena competitiva. Para Viviane, o trabalho além de ajudar a fomentar o cenário, fez com que a publicitária vivenciasse momentos inesquecíveis.
“Trabalhar com digital te possibilita estar em lugares privilegiados que antes você não imaginaria estando em uma agência ou redação. Desde viagens para locais incríveis quando ainda trabalhava para o Governo como estar presencialmente e quase que de camarote em eventos como a GC Masters, GC Awards e BGS através do meu trabalho. A experiência de viver o backstage e fazer parte do que a comunidade está acompanhando é única e muito gratificante.”
VALORANT e Game Changers
O VALORANT que irá completar dois anos de lançamento, atraiu jogadores, espectadores e staffs de todos os tipos, desde o CS:GO até o Fortnite, foi um jogo que uniu diversas comunidades e não foi diferente com a publicitária. Foi por meio de Alexandre “Gaules” Borba que Viviane se interessou no novo FPS.
“Eu perdi o bonde do CS:GO pois estava focada em estudos e trabalho, gosto muito de Overwatch e quando vi a proposta do VALORANT sabia que seria um jogo que eu iria gostar muito. Dropei minha chave o mais rápido que pude e comecei a acompanhar desde o lançamento.”
Com a chegada do Game Changers Academy, projeto da Riot Games que apoia e mira o crescimento do cenário feminino ao redor do mundo, a GC se tornou a organizadora oficial dos torneios no Brasil. Desde 2021, a plataforma cuida das seletivas do Protocolo Gêneses e Evolução, além dos dois principais eventos. Para Viviane, esse foi de longe o projeto que mais gostou de ter participado.
“O projeto que mais fico feliz e tenho orgulho em participar são os Protocolos Gêneses e Evolução que fazem parte da iniciativa VCT Game Changers para a comunidade feminina de VALORANT. Estar desde o início no desenvolvimento desse projeto da Gamers Club em parceria com a Riot Games deixa meu coração quentinho e de certa forma faz justiça pra Viviane lá de 2006 que queria muito competir mas ainda não havia tanto espaço e possibilidades para isso. Sou muito grata em ver que a nova geração de mulheres dos esports estão cada vez mais fortalecendo nosso meio e chegando onde jamais imaginaram que iríamos chegar.”
Chegamos na Grande Final da 1ª Qualificatória do Protocolo Gêneses ?
— Gamers Club VALORANT (@GamersClubVAL) February 27, 2022
O confronto do dia vai decidir a equipe campeã que estará um passo mais próxima para a disputa do #VCTGameChangers Series ?
⏰ 13h@TBKEsportsGG ? @TeamLiquidBR
? https://t.co/VXhVLuqKx7 pic.twitter.com/WZFeGkrXeu
Contudo, a paranaense de 31 anos pensa em outros projetos que gostaria de realizar no VALORANT, principalmente com o cenário feminino que atualmente vive uma ascensão. “Com toda certeza criar conteúdos com vieses informativos para a comunidade principalmente em relação ao cenário feminino e também misto, e quem sabe um dia ser host de algum evento.”
Mesmo quando estava longe dos esports, Viviane sabia como eram as dificuldades do cenário feminino no Brasil, não apenas no CS:GO. Atualmente, o projeto do Game Changers da Riot deu a certeza para diversas jogadoras, treinadoras comentaristas que elas podiam viver do sonho. Questionada sobre como o VALORANT conseguiu criar um ambiente seguro para o público feminino, Viviane comentou que as torcedoras não são exigentes, que só buscam pela igualdade e espaço.
“Pra mim o principal diferencial do VALORANT foi iniciar o competitivo para o público feminino junto do misto, oferecendo diversas formas de fomento ao cenário para que se torne viável a solidificação de carreiras dentro dele, não apenas de jogadoras, mas também de casters, analistas e tantas outras áreas que por muito tempo foram (e ainda são) dominadas por homens. Aos pouquinhos estamos ganhando espaço e mostrando que não vamos sair daqui tão cedo.”
Atualmente, o VALORANT é o jogo e modalidade que mais dá oportunidades para as mulheres, não apenas as jogadoras. Para Viviane, a publicitária faz parte da inclusão que a desenvolvedora conseguiu criar e estabelecer no cenário do FPS.
“Nunca vou me esquecer do dia em que, durante a cobertura de um dos Protocolos marquei errado a Isla numa publicação, na época ela ainda não tinha uma equipe. No pedido de desculpas pela confusão, disse que um dia faria vários clipes dela. Algumas edições depois, ela apareceu completando para a Vivo Keyd e fez jogadas incríveis que obviamente clipei. Esse é apenas um dos casos que vi, e que me deixou feliz em ver mais uma mulher chegando lá tendo um espaço para competir e construir sua carreira.”
Futuro e inspiração
Determinada, Viviane já sabia o que iria enfrentar no cenário de esports. Um lugar que tem profissões novas e diariamente desenvolve novos profissionais, é um ambiente composto majoritariamente por homens. Contudo, a paraense já tinha uma bagagem com desafios anteriores que enfrentou na política.
“Desde que comecei a trabalhar com comunicação escolhi áreas que normalmente não se vê muitas mulheres. Meus últimos 4 anos de experiências foram na política, área claramente dominada por homens desde o início da sua existência. Isso me deixou mais confiante e preparada para retornar para os esports com uma bagagem que hoje me auxilia a criar espaços para comunidades como a feminina.”
Assim como Viviane, diversas mulheres trabalham todos os dias incansavelmente nos esports. Apesar das pequenas vitórias diárias, os desafios até chegar no topo e poder ser uma voz ativa na comunidade foram grandes. A paranaense compartilhou a maior lição que tirou das experiências que teve.
“A maior lição é que quando nos juntamos para pavimentar o caminho para outros, a recompensa é muito maior do que se espera. Fico feliz de tantos anos depois de ter deixado de sonhar com a minha carreira competitiva, hoje poder dar as mãos com pessoas maravilhosas para ajudar a criar um ambiente cada vez melhor para as próximas gerações. Isso exige muito trabalho duro e dedicação, todos os dias você aprende e ensina um pouquinho trabalhando com esports e é isso o que faz a nossa comunidade ser tão incrível.”
É fato que não só de jogadoras vive o cenário de esports, seja feminino ou misto. Viviane Brito é uma das milhares de mulheres que trabalham por trás das câmeras para fazer com que o cenário viva e cresça. São analistas, comentaristas, narradoras, roteiristas, apresentadoras, repórteres e Social Medias que transformam e fazem parte do pilar do cenário. Com a chegada do Game Changers Academy, Viviane abraçou o projeto e se transformou o rosto da Gamers Club no VALORANT.
“Assumo que nunca pensei muito sobre isso (modelo de pessoa) pois me vejo no mesmo patamar que todas as mulheres que também querem seu espaço nos esports. Sempre tento ajudar e passar adiante conhecimento e experiências para aquelas que querem crescer de forma que elas também consigam alcançar sua independência trabalhando com o que amam.”
Ainda em meio a pandemia da COVID-19, o VALORANT não pode realmente vivenciar os campeonatos presenciais com torcida em estádios e arenas assim como é no CS:GO. Viviane quer vivenciar essa experiência, tendo como um dos sonhos que busca realizar nos esports.
“Eu voltei para os esports definitivamente tem pouco mais de 2 anos, então eu quero muito viver os presenciais e acompanhar de perto a jornada (principalmente das meninas) nos campeonatos. É algo que eu sempre gostei e agora podendo contribuir com o meu conhecimento fica ainda melhor.”
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